segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aula inesquecível

              
A viagem no ano de 1922

  Aula de Literatura me surpreende sempre, mas a do dia 28 de março me indagou, fez-me pensar. O assunto ? Semana de Artes Modernas no Brasil. 
   A professora Cristiane Carminate explicava a matéria enquanto eu viajava no século XX, propriamente dizendo em 1922. Foi uma viagem incrível. Eu me deparei com jovens escritores modernos trazendo a INOVAÇÃO para o Brasil.Sabe naquele momento de viagem profunda me senti uma intelectual. Depois da aula vieram-me as dúvidas, mas foram todas saciadas. 
Sem dúvida alguma uma aula inesquecível.
                                

                                                        Shayene Bravo Alves
                                                        Turma: 3001 F.G
                                                      

Semana de artes modernas no Brasil

Imitar a Europa ou valorizar o Brasil? – um dos grandes dilemas que marcaram a Semana de Arte Moderna
Manifesto da Antropofagia Periférica

 
Deboche ou revolução?

Introdução 
 
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.
Participações e como foi 
Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido. 
No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da Semana de Arte Moderna. 
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos. 
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico. 
Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a principio, chocou por fugir completamente da estética européia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Internet: Ferramenta Educativa


A Internet pode ser uma ferramenta eficaz, quando trabalhada com sabedoria, para ser utilizada com os alunos como instrumento de aprendizagem.
Para isso é necessária uma mudança de atitude frente ao conhecimento que se encontra disponível na rede.P ara que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz. 

Para garantir o êxito da incorporação do recurso informático como instrumento útil para a atividade intelectual, criativa e profissional, é preciso que se garanta uma capacitação docente ao somente a nível técnico, como também, fundamentalmente pedagógica. 
O professor precisa apropriar-se da tecnologia em função de seus interesses profissionais, para que possa situar-se, avaliar e planejar sua aplicação em aula. A partir dos cursos de capacitação, os professores poderão desenvolver projetos educativos que integrem o uso da Internet aos temas curriculares.

 Fonte: http://www.google.com.br/imgres

Clicando e Aprendendo Online

Com a realização deste projeto Clicando e Aprendendo Online usamos o BLOG, como Mídia da Informática para informar e divulgar as atividades desenvolvidas no LIED pelos alunos em horários vagos no decorrer do ano letivo.
Atividades dirigidas com temas atuais que despertem o interesse e a participação voluntária do aluno. Assim, estaremos contribuindo com atividades de leitura, reflexão, informática educativa. O que irá contribuir na melhoria do ensino-aprendizagem.
O Laboratório de Informática é um espaço de promoção da qualificação do ensino através dos meios digitais, desenvolvendo a informática educativa para a formação integral da comunidade. É um ambiente que proporciona a familiarização dos educandos com as novas tecnologias da informação e da comunicação, atendendo as necessidades pedagógicas e administrativas.
As OTs responsáveis pelo laboratório, cujas atribuições são assessorar alunos e professores nas aulas ministradas no LIED, oferecem todos os recursos tecnológicos para o desenvolvimento das atividades.

Aguardamos sua visita!

Fonte:  http://www.google.com.br/imagens
 

Espaço do Aluno (a)


Neste espaço os alunos (as) deixam depoimentos e comentam aulas dos professores de nossa escola.


Fonte:http://www.google.com.br

BLOG - ferramenta educativa na escola








Os blogs educativos são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada.


Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Como num veloz arquivo eletrônico, ele permite a abordagem de diversos assuntos, aumentando a interatividade com os visitantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar.


Os blogs podem ajudar a construir redes sociais e redes de saberes. Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.

Blogs em ação

Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma.

Vantagens

Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo-se em um significativo Webfólio do processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, bem como podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.

Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagem

- A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.


- Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.


- Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.


- Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
- Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!


- Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)


- Aprender a aprender.


- A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Fonte: http://www.osvaldomorais.com/index.php/Ferramentas-Midiaticas/blog-educativo.html

Informática Educativa


O Laboratório de Informática Educativa (LIED) tem a função de auxiliar, colaborar e atender professores e alunos em atividades relacionadas à utilização da Informática Educacional,buscando proporcionar ao educando um espaço de construção do conhecimento, utilizando-se de diversos recursos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam a aprendizagem.
É utilizado pelos professores das diferentes disciplinas com suas turmas,proporcionando aos alunos diversificadas formas de aprendizagem. O Laboratório de Informática conta com 2O computadores com internet banda larga e impressora. No local são ministradas aulas práticas e pesquisas, os computadores podem ser usados pelos alunos para trabalhos e pesquisas.
Está organizado de modo que oportuniza aos educandos o uso individual, onde os alunos têm acesso aos recursos do Laboratório no turno inverso para elaboração de trabalhos escolares.
Além desses recursos, a escola dispõe de notebooks, data show e um Polo de Tecnologia que proporciona aos professores estrutura completa para a aquisição de material pedagógico diferenciado em todos os níveis de ensino.


 Orientadoras Tecnológicas
  




Juliana Motta ( 1º turno)










Josilene Muniz ( 2º turno)







Fabiene Areal (3º turno)



E-mail: institutodeeducacaoporci@gmail.com
               cantinhodoalunolied@gmail.com

Horário de Funcionamento: 7:00 às 22:00 horas.
 


“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.” (Jean Piaget)